Título:
Aspectos conceituais do browsing na recuperação da informação
Autor:
Naves, Madalena Martins Lopes
Tipo:
Citação
Assunto:
Livre acesso
Descrição:
Ciência da Informação, v.27, n.3. set./dez. 1999. (p.279-283 (280))
Texto
Quando se fala em busca de livros em estantes de biblioteca, vem a tona a questão do "(livre acesso) ". A abertura do acervo ao público e a busca feita diretamente nas estantes tem suas vantagens e desvantagens. Ao mesmo tempo em que possibilita ao usuário um contato direto com os livros, ou com uma fonte de pesquisa direta, também contribui para a desorganização da coleção, a medida que deixa o usuário livre para tirar e recolocar o material consultado na estante, correndo o risco de faze-lo erroneamente. O "livre acesso" é então aquele que possibilita o "folhear" livros nas estantes de uma biblioteca a procura de informações adicionais as que contem os catálogos. Nesse sentido, é que se a importância devida a classificação bibliográfica, pois, para que seja de "livre acesso", é preciso que os livros estejam dispostos e ordenados nas estantes por assunto. A popularidade crescente do "livre acesso" se deu no final do século XIX e foi atribuída ao surgimento do sistema de classificação desenvolvido por (Melvil Dewey) - a Classificação Decimal de Dewey -, que utiliza uma notação decimal com caráter mnemônico. Svenonius (1981) afirma que, pelo menos nos EUA, classifição tem como seu principal uso facilitar browsing de livros nas estantes, apontando, como possibilidade de uso futuro, facilitar essa mesma atividade em registros bibliográficos em terminal de computador...
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